ZÉ ELOI NETO

ZÉ ELOI NETO

Z•E•N

Dados atualizados no boletim Covid-19 deste domingo (28) mostram que, desde o início da pandemia, 4.498 pessoas foram contaminadas pela doença no município.

 

Na 'média móvel' dos números, o documento mostra mais 23 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas.

 

A cura já chegou a 4.252 pacientes; 57 casos de ontem para hoje.

 

O número de ‘ativos’ continua nos 3 dígitos, mas está diminuindo, somando hoje 163 casos. Os suspeitos somam 16 pacientes.

 

Segundo o boletim da SMS, 83 óbitos relacionados à Covid-19 foram registrados em Patrocínio, 26 deles - praticamente 1⁄3 do total - somente neste mês de fevereiro.

 

Na Santa Casa, a taxa de ocupação da enfermaria está em 104,76%. Segundo o boletim, 22 dos 21 leitos existentes estão ocupados. Na UTI Covid-19 não há mais vagas.

 

Já no Hospital MedCenter, 3 dos 9 leitos existentes estão ocupados (33,33% da ocupação), enquanto a UTI Covid-19 registra os 5 leitos existentes ocupados.

 

As internações Covid-19 no Pronto Socorro Municipal - que agora são apresentadas em separado no boletim -, mostram 6 pacientes na urgência (50% da ocupação), 6 na enfermaria (66,67% da ocupação) e 8 pacientes na emergência, 100% de ocupação. 

Z•E•N

Após ter seleção cancelada no ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, por meio do Diário Oficial da União, 2 novos editais com abertura de concursos para preencher 204.307 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

 

As inscrições já estão abertas e seguem até 19 de março.

 

Os documentos publicados divulgam as normas e o cronograma dos novos certames para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor. 

 

O Cebraspe é quem vai coordenar as novas seleções. O Censo vai ocorrer a partir de agosto deste ano.

 

Clique nos links abaixo para conferir os Editais:

 

Edital 001 - Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Municipal Supervisor

Edital 002 - Recenseador

 

Z•E•N

Estudo da Fiocruz indica que um adulto infectado com a variante de Manaus (AM) do coronavírus tem uma carga viral – quantidade de vírus no corpo – 10 vezes maior em relação a uma infecção por outras variantes.

 

Segundo o estudo, a carga viral mais acentuada da variante P.1 torna a mutação amazonense mais transmissível que as demais.

 

Isso porque quanto mais vírus o indivíduo tiver nas vias aéreas mais ele o expelirá, seja por meio de tosses, espirros e até na fala.

 

A incidência da mutação cresceu rapidamente de dezembro a janeiro, sendo responsável por mais da metade dos novos casos de Covid no Amazonas.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a variante de Manaus está presente em diversos casos da doença identificados no país.

 

A Prefeitura de Uberlândia confirmou na quarta (24), a presença da nova variante (P.1) da Covid-19 na cidade.

 

Distante 151 km de Patrocínio, a capital do Triângulo Mineiro registrou neste sábado 22 mortes pela Covid-19.

Domingo, 28 Fevereiro 2021 09:25

ONDE ESTARÁ BEBÉ..?

Z•E•N

Esta é a pergunta que teima em incomodar e não quer calar.

Depois daquela coletiva onde, ao lado do secretário municipal de Saúde, anunciou o lockdown e a lei seca, o vice sumiu, desapareceu, escafedeu-se...

Quem souber, por favor, que mande a localização.

Z•E•N

Dados atualizados no boletim Covid-19 deste sábado (27) mostram que, desde o início da pandemia, 4.475 pessoas foram contaminadas pela doença no município.

 

Na 'média móvel' dos números, o documento mostra mais 59 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas.

 

A cura já chegou a 4.195 pacientes; 67 casos de ontem para hoje.

 

O número de ‘ativos’ continua nos 3 dígitos, somando hoje 197 casos. Os casos suspeitos, 16 pacientes.

 

A nota triste é que mais 2 óbitos pela Covid-19 foram registrados, elevando para 83 o número de mortes relacionadas ao vírus em Patrocínio.

 

Somente nestes 27 dias de fevereiro, foram registrados 26 óbitos pela Covid-19 em Patrocínio, praticamente 1/3 de todos os óbitos pela doença na cidade desde o início da pandemia.

 

Na Santa Casa, a taxa de ocupação da enfermaria está em 109,52%. Segundo o boletim, 23 dos 21 leitos existentes estão ocupados. Na UTI Covid-19 não há mais vagas.

 

Já no Hospital MedCenter, 3 dos 9 leitos existentes estão ocupados (33,33% da ocupação), enquanto a UTI Covid-19 registra os 5 leitos existentes ocupados.

 

As internações Covid-19 no Pronto Socorro Municipal - que agora também são mostradas 'em separado' no boletim -, mostram 9 pacientes na urgência (75% da ocupação) e 8 pacientes na emergência, 100% de ocupação.

Z•E•N

Conforme anunciou na sexta (26) o M1OL, a Santa Casa de Patrocínio começou a divulgar hoje - e em separado - o número de internações Covid-19 da instituição de saúde.

 

Para saber a quantas anda a ocupação dos leitos, os casos positivos e em isolamento, é só consultar abaixo.

 

Em uma zona montanhosa, através de região deserta, caminhavam dois velhos amigos, ambos enfermos, cada qual defendendo-se como podia dos golpes do ar gelado, quando foram surpreendidos por uma criança semimorta, na estrada, ao sabor da ventania de inverno. Um deles olhou e exclamou, irritado:

- Não perderei tempo. A hora exige cuidado para comigo mesmo. Sigamos à frente.

- Amigo, salvemos o pequenino. É nosso irmão em humanidade - argumentou o outro.

- Não posso - disse o companheiro, endurecido - sinto-me cansado e doente. Este desconhecido seria um peso insuportável. Temos frio e tempestade. Precisamos ganhar a aldeia próxima sem perda de tempo.

E avançou para diante, em largas passadas. O viajante de bom sentimento, contudo, inclinou-se para o menino estendido, demorou-se alguns minutos colocando-o paternalmente sobre o próprio peito e, aconchegando-o ainda mais, marchou adiante, embora menos rápido. 

A chuva gelada caiu, metódica, pela noite adentro, mas ele, segurando o valioso fardo, depois de muito tempo atingiu a hospedaria do povoado que buscava.

Com enorme surpresa, porém, não encontrou o colega que o precedera. Somente no dia seguinte, depois de minuciosa procura, foi encontrado o infeliz viajante, sem vida, à beira do caminho alagado. 

Seguindo à pressa e a sós, com a ideia egoísta de preservar-se, não resistiu à onda de frio e tombou encharcado, sem recursos para fazer face ao congelamento.

Já o companheiro, recebendo em troca o calor da criança que sustentava junto ao próprio coração, superou os obstáculos da noite fria, guardando-se salvo de semelhante desastre.

Descobrirá a sublimidade do auxílio mútuo... Ajudando ao menino abandonado, ajudará a si mesmo. Avançando com sacrifício para ser útil a outrem, conseguira triunfar, alcançando as bênçãos da salvação recíproca.

Um homem sozinho é simplesmente um adorno da solidão, mas aquele que coopera em benefício do próximo é credor do auxílio comum.

A empatia é uma emoção que se caracteriza pela capacidade de estar inclinado a alguém.

Nesse momento, em nossa cidade e região, as pessoas têm acessado emoções que talvez nunca tenham experimentado com tanta intensidade. Medo, ansiedade, incerteza, insegurança e vulnerabilidade estão presentes nessa pandemia.

E  somente pensando no outro teremos  a possibilidade de  sair dessa situação.

Saiba que a empatia começa em você.

Você deve estar se perguntando, como posso ajudar?

A maior ajuda que VOCÊ pode dar é se cuidando.

Cuidando de você, você cuida do outro.

Higienize as mãos com frequência, use máscaras de proteção e, principalmente,  mantenha o distanciamento social.

Sigamos a frase símbolo do romance  Os Três Mosqueteiros: "UM POR TODOS, TODOS POR UM". 

Danilo Jaber Barbosa, Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta à sua disposição.

Z•E•N

Importante salientar e elogiar aqui neste espaço o brilhante (e diuturno) trabalho realizado pela SESTRAN - com o apoio da valorosa PMMG - para fazer cumprir o decreto 3.823 do prefeito.

 

A determinação, que instituiu a lei seca e o toque de recolher a partir das 20 horas na terra rangeliana, não está sendo cumprida à risca e a presença de ambas as instituições nas ruas tem sido fundamental para manter a ordem.

 

As noites têm sido longas, cansativas, mas a PMMG e a SESTRAN não descansam, estão sempre alertas, atendendo a tempo e hora as (muitas) denúncias feitas através do whatsapp ‘Disk Denúncia Aglomerações’, 98848.1171.

 

A foto que ilustra a matéria registrou o final de uma perseguição automobilística por desobediência civil no final da noite desta sexta (26), na esquina das ruas Presidente Vargas com Afonso Pena.

Z•E•N

Informais informantes informaram ao M1OL - inclusivew com ibagens! - que filas começaram a se formar nos postos de combustíveis da terra rangeliana.

 

O motivo da corrida até a bomba: O anúncio da greve dos tanqueiros em MG.

 

Além de Patrocínio, enormes filas de veículos também estão sendo registradas em outras cidades da região, como Patos de Minas e Carmo do Paranaíba.

 

A categoria dos caminhoneiros do transporte de combustíveis e de derivados de petróleo em Minas Gerais, realizou uma assembleia na última quinta-feira (25) e decidiu entrar em greve.

 

Os trabalhadores reivindicam a redução de 3% no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre o óleo diesel.

Z•E•N

Preocupada com a média móvel das contaminações da Covid-19 na terra rangeliana, a mesa diretora da Câmara Municipal publicou portaria delineando um novo ‘modus operandi administrativo’ para os próximos dias.

 

Dentre as medidas, a suspensão do atendimento presencial nos Setores Administrativos, Gabinetes de Vereadores e da Presidência entre os dias 01 a 07 de março.

 

Outra determinação importante é a recomendação para alguns servidores em adotarem o sistema de teletrabalho, como servidores com 60 (sessenta) ou mais anos de idade;  servidores com histórico de doenças respiratórias; e servidoras grávidas.

 

Os contatos telefônicos e o endereço eletrônico dos Gabinetes dos Vereadores, da Presidência e de todos os setores administrativos ficarão disponibilizados na entrada do Palácio do Legislativo para os atendimentos remotos.

 

A 5ª Ordinária, que seria realizada na terça, dia 02 de março, está suspensa.

Please publish modules in offcanvas position.