A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta semana o Ranking Nacional de Clubes para 2026.
Por isso, o GE analisou a lista para verificar o sobe e desce das equipes da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba no futebol nacional.
Enquanto Athletic e Uberlândia pegaram o elevador e subiram muito na classificação geral, outros três clubes das regiões perderam posições na lista.
Quem subiu
O Esquadrão de Aço viveu a primeira temporada do clube na Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar da campanha irregular e de flertar perigosamente com o rebaixamento, o Alvinegro se manteve na segunda divisão nacional e subiu 15 posições. O time ocupa a 51ª colocação.
O Uberlândia também escalou bem o Ranking de Clubes. Apesar do time não ter conseguido subir na Série D do Brasileiro, o UEC tem se classificado e disputado com frequência a quarta divisão. O Verdão, que assim como o Athletic é SAF, chegou a 347 pontos e subiu 45 posições.
Quem caiu
O clube melhor colocado das regiões é o Tombense, que está na 42ª posição com 3.240 pontos. O time caiu duas colocações. O Gavião Carcará foi campeão do Mineiro do Interior no âmbito estadual, mas nacionalmente a equipe foi mal e caiu da Série C para a Série D do Brasileiro.
Patrocinense e URT despencaram no ranking. O time de Patrocínio, que foi alvo de denúncias de manipulação de resultados na Série D de 2024 e ficou ameaçado inclusive de fechar as portas, caiu 16 postos, com 438 pontos. A URT – que volta à divisão de Elite do Campeonato Mineiro em 2026 -, despencou 24 colocações e está com 152 pontos.
Como são definidas as colocações?
Os atuais critérios passaram a ser adotados a partir do ranking de 2013. A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. Para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação, com as competições mais recentes tendo valor maior.
Veja as posições dos times das regiões da TV Integração
42º – Tombense – 3.240 pontos (-2 posições)
51º – Athletic – 2.570 pontos (+15 posições)
126ª – Patrocinense – 438 pontos (-16 pontos)
143º – Uberlândia – 347 pontos (+45 posições)
194º – URT – 152 pontos (-24 pontos)
*GE / Foto: Alair Constantino | Dono do Apito