RÉVEILLON BARULHENTO: SESTRAN REGISTRA 52 DENÚNCIAS POR FOGOS COM ESTAMPIDO

A virada do ano em Patrocínio foi marcada por um número expressivo de denúncias relacionadas à queima de fogos de artifício com estampidos, prática proibida por lei no município. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Roberto Parros, somente na noite do Réveillon foram registrados 52 chamados denunciando o descumprimento da legislação.

Segundo o secretário, a maior parte das ocorrências envolveu particulares, e não eventos organizados. “Não foram festas que burlaram a lei. Foram cidadãos que, de forma isolada, soltaram fogos em total arrepio da legislação que proíbe esse tipo de artefato sonoro” – afirmou ao repórter Márcio Luiz (Didi).

Relatório e multa

Diante das denúncias, a Secretaria já iniciou a elaboração de um relatório detalhado, que será encaminhado à Secretaria de Finanças para a adoção das medidas cabíveis. Entre elas, está a aplicação de multa aos responsáveis. 

“A partir do momento em que a pessoa solta o fogo de artifício com estampido, já fica caracterizado o descumprimento da lei, o que enseja penalidade. Havendo continuidade, pode também configurar perturbação do sossego” – explicou Parros.

O secretário destacou ainda que a pasta atuou de forma intensa nas últimas horas do ano, com o Disk Denúncia do GSI, da Prefeitura, operando 24 horas a partir do Gabinete Integrado na Praça Santa Luzia. 

As denúncias foram recebidas, os denunciantes informados de que providências estavam sendo tomadas e a Polícia Militar acionada. As viaturas foram enviadas para orientar a população” – pontuou.

Falta de bom senso e empatia

Mais do que uma infração legal, Roberto Parros ressaltou o aspecto humano da questão. Ele lembrou que os fogos com estampidos causam prejuízos a pessoas com sensibilidade auditiva, pessoas com transtorno do espectro autista, idosos e também aos animais. 

“É uma questão de bom senso e empatia. Muitas vezes, nem precisaria existir uma lei específica se as pessoas se colocassem no lugar do outro” – afirmou.

Por fim, o secretário foi enfático ao garantir que as providências serão tomadas.

“Vamos identificar quem desobedeceu a lei e adotar todas as medidas cabíveis. O objetivo é termos uma cidade mais tranquila e respeitosa para todos” – concluiu.

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!