CHINA COMPRA LOTES DE CAFÉS PRODUZIDOS POR MULHERES DO CERRADO MINEIRO

Cafés produzidos por mulheres do Cerrado Mineiro serão exportados pela primeira vez para a China, em uma parceria entre a empresa chinesa Donna Jannie e a Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado).

A primeira remessa, segundo matéria da CNN Agro, é formada por microlotes especiais e cafés “fine cup” do programa Elas no Café, deixou o Brasil em 17 de junho e deve chegar a Xangai em 30 de julho. A iniciativa prevê embarques mensais para o mercado chinês.

O acordo prevê a comercialização dos cafés pela marca Lady Coffees, com embalagens que levam o nome das produtoras responsáveis pelos lotes.

Os primeiros cafés são de quatro associadas da Expocacer: Celia Regina Alves Nunes, Mariana Velloso Heitor, Sarah Mendes Nascimento e Vera de Oliveira Nunes Figueiredo.

Segundo a cooperativa, os lotes foram selecionados a pedido da importadora chinesa, que buscava cafés com perfis sensoriais diversos. A Expocacer avalia que o consumo de café na China avança, principalmente entre consumidores jovens e interessados em produtos de maior qualidade.

A fundadora da Donna Jannie, Jian Xueya, afirmou que a estratégia é posicionar o café brasileiro especial em um segmento premium, diante da mudança no perfil de consumo chinês, com maior espaço para cafés puros e de qualidade.

Em 2025, a China importou 1,123 milhão de sacas de 60 quilos de café brasileiro, equivalente a 2,8% dos embarques totais do país, ocupando a 10ª posição entre os principais destinos.

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!