OPINIÃO: O POVO E AS LIDERANÇAS PRECISAM DISCUTIR O FUTURO DE PATROCÍNIO

Uberaba abriu um debate que Patrocínio poderia – e deveria – iniciar: discutir com a sociedade novas regras para o crescimento urbano, a regularização de imóveis e a implantação de empreendimentos.

A Prefeitura de Uberaba promoveu recentemente uma conferência pública sobre a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, reunindo representantes do setor imobiliário, construtoras, loteadoras e outros segmentos. 

Entre os temas, estão a regularização de situações já consolidadas e a redução da burocracia para quem pretende investir.

E Patrocínio? Será que não está na hora de fazer o mesmo?

Poder público, Câmara Municipal, engenheiros, arquitetos, construtoras, loteadoras, empresários e a população poderiam discutir juntos uma legislação mais moderna e compatível com a cidade que temos hoje.

É preciso rever o zoneamento, uso do solo e regras para novas construções, inclusive no centro da cidade, contemplando empreendimentos imobiliários que aproveitariam os inúmeros lotes vagos localizados no entorno de imóveis considerados patrimônio histórico. 

Preservar a história não significa necessariamente impedir o desenvolvimento ao redor dela, o que infelizmente vem acontecendo há anos no município.

Patrocínio cresceu, mudou e continuará crescendo. Suas leis urbanísticas também precisam evoluir. E não basta apenas um ‘novo Plano Diretor’.

Mais do que apenas criar restrições – o que foi feito ao longo dos anos -, é hora de pensar em regras que privilegiem e organizem o crescimento vertical da área central da cidade, estimulem investimentos e preparem a cidade para o futuro.

Que tal pensar nisso..?

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!