Z•E•N
Quatro educandários de Patrocínio foram indicadas para para adotar o modelo cívico-militar na rede estadual de ensino: Dom Lustosa (Bairro São Vicente), Irmã Gislene (São Cristóvão), Professora Ormy Araújo Amaral (Nações) e José Eduardo Aquino (Morada Nova).
A iniciativa faz parte da expansão do modelo em Minas Gerais, que combina a gestão pedagógica da rede pública com apoio disciplinar de militares da reserva ou da ativa.
A coordenação educacional permanece com os profissionais da escola, enquanto militares capacitados oferecem suporte organizacional e reforço na disciplina.
O processo é conduzido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
A implantação depende de etapas administrativas, como a adesão formal das escolas, consultas públicas com a comunidade e ajustes na estrutura e no regimento interno.
As comunidades escolares das quatro unidades em Patrocínio serão convocadas até 18 de julho para reuniões de orientação. Caso todos os trâmites sejam concluídos, o novo modelo deverá entrar em vigor no próximo ano letivo.
As informações foram apuradas ela equipe de jornalismo da Difusora 95.