PATROCÍNIO TEM MUITO CARRO E POUCA GENTE, REVELA ECONOMISTA

Em matéria publicada neste domingo (13) em diversas mídias locais, o cientista político/econômico Eustáquio Amaral projetou, com base em estudos publicados pela Fundação João Pinheiro – FJP, uma involução populacional para a terra rangeliana.

Segundo Amaral, utilizando da mais alta tecnologia, a FJP delineou que, apenas em 2047, Patrocínio chegará ao tão sonhado número cabalístico 100 mil habitantes.

Não é preciso dizer que os dados apurados pela FJP e apresentados pelo economista contrariaram sobremaneira 2 classes de patrocinenses:

(1) aqueles que sonham ver a terra rangeliana superando essa marca populacional e (2) os que têm certeza que o IBGE faz é ‘corpo mole’ no Censo, pois a cidade já teria até superado 100 mil habitantes há muito tempo.

MAS NÃO É SÓ ISSO

Na semana passada, Amaral registrou outro dado importante.

Patrocínio tem, ao todo, 75 mil veículos trafegando por suas ruas e avenidas, segundo dados registrados pela Secretaria Nacional de Trânsito em dezembro/2024.

Em se tratando de automóveis (carros de passeio) são exatos 40.446 circulando pela cidade – Eis o motivo de tantos acidentes inexplicáveis e tantos congestionamentos em horário de pico.

Na categoria caminhonetes, estão emplacadas em Patrocínio mais de 8.000 veículos, além de 2.005 camionetas (veículo que transporta passageiros e carga no mesmo compartimento).

Segundo os dados da SNT, em dezembro de 2024, Patrocínio teria 13.185 motocicletas e mais 3.207 motonetas registradas, um número significativo de quase 16.500 veículos de duas rodas circulando.

Isso sem contar com os ônibus, caminhões, utilitários, triciclos, semi-reboque e reboque, motos elétricas etc etc etc.

ASSUSTADORA CONCLUSÃO

Sendo assim (e assim sendo), se fizermos uma comparação entre o índice de crescimento da população projetado pela Fundação João Pinheiro e o aumento significativo dos veículos emplacados em Patrocínio, chegaremos a um dado assustador.

Em 2047, ano em que segundo as projeções da FJP, Patrocínio vai atingir 100 mil habitantes, o município deverá contar com mais veículos rodando nas ruas – ou estacionados nas garagens – do gente nas casas…

Além de escolher a roupa que vai sair, o patrocinense vai escolher a cor e o modelo do carro que vai colocar no asfalto…

*Ibagem: Rede Hoje

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!