Z•E•N
Com a expansão de um projeto do Governo de Minas, em parceria com o Sebrae Minas, duas escolas estaduais de Patrocínio foram contempladas com um curso técnico em Administração, Irmã Gislene e Professora Ormy Araújo Amaral.
As aulas começam a ser ministradas já no próximo semestre letivo com com a metodologia do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Ao todo, 170 escolas públicas estaduais foram beneficiadas com a iniciativa.
Voltado a estudantes e egressos do ensino médio da rede pública, o curso tem duração de um ano com foco em empreendedorismo, projetos práticos, protagonismo juvenil e desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente nas unidades de ensino. As vagas são limitadas.
Fortalecendo a educação profissional
A iniciativa é resultado da articulação entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Sebrae, que visa fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica no estado. Ao todo, serão cerca de 6 mil vagas em 129 municípios mineiros.
Criado em 2010, o NEJ já formou mais de 4.200 jovens em Minas Gerais e outros estados, com resultados expressivos: 64% dos formados ingressam no mercado de trabalho e 58% seguem os estudos após a conclusão do curso.