Z•E•N
O Governo Municipal lançou na tarde/noite de quinta-feira (28) o programa “Água para Todos”, iniciativa voltada à ampliação da infraestrutura hídrica local.
O projeto, conduzido pela Prefeitura em parceria com o Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), tem como principal eixo a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no Córrego Feio.
Durante o encontro, foi informado que a nova estrutura contará com: Reservatório de acumulação com capacidade nominal de 90 mil m³; Sistemas de captação e tratamento, incluindo geradores, estação elevatória, casa de química, floculadores, decantadores, filtros, tanques de contato e leitos de secagem e terá a capacidade de tratamento de até 300 litros por segundo.
Segundo informações divulgadas, o objetivo é garantir maior estabilidade no fornecimento de água, especialmente em períodos de estiagem ou aumento de demanda.
Sustentabilidade e planejamento
O projeto também inclui medidas voltadas à preservação ambiental e à modernização do sistema de abastecimento. A proposta é atender às necessidades atuais da população e preparar a cidade para futuras demandas.
Investimento em infraestrutura
Embora o lançamento tenha sido marcado por declarações que destacam o caráter “histórico” da iniciativa, o foco do programa está na ampliação da capacidade técnica do município para garantir o acesso à água tratada.
O DAEPA, que tem como superintendente o engenheiro civil Wanderley Marra, será responsável pela execução das obras e pela operação da nova estrutura.
Para isso, a autarquia receberá um repasse mensal de até 1% da receita líquida corrente da PMP.
Este projeto de Lei será apreciado pelos vereadores na 27ª ordinária da Câmara, que acontece na terça (02/09).