Z•E•N
Na manhã desta segunda-feira (20), diversos serviços online enfrentaram instabilidades, incluindo Venmo, Snapchat, Fortnite, Facebook, Prime Video e a unidade de computação em nuvem da Amazon, AWS (Amazon Web Services).
As interrupções foram registradas pelo site Downdetector.com, especializado em monitorar falhas na internet.
Em comunicado divulgado por volta das 6h (horário de Brasília), a AWS informou que a causa das instabilidades, que afetaram empresas e usuários em escala global, já havia sido identificada. “Estamos trabalhando em vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação”, dizia a nota.
A empresa também alertou que clientes poderiam ter dificuldades para criar ou atualizar Casos de Suporte, recomendando que tentassem novamente as solicitações que não foram concluídas.
Por volta das 7h30, uma nova atualização indicou progresso no restabelecimento dos serviços: “Aplicamos mitigações iniciais e estamos observando sinais precoces de recuperação para alguns serviços AWS impactados. Durante este período, as requisições podem continuar falhando enquanto trabalhamos em direção à resolução total. Recomendamos que os clientes tentem novamente as requisições que falharam. Enquanto as requisições começam a ter sucesso, pode haver latência adicional e alguns serviços terão um acúmulo de trabalho (backlog) para processar, o que pode levar um tempo extra para ser totalmente concluído.”
Mais tarde, a empresa afirmou que os sinais de recuperação eram significativos, garantindo que a maioria das requisições já deveria estar sendo processada, mas que o acúmulo de solicitações ainda demandaria algum tempo até a completa normalização.
A AWS, serviço de nuvem da Amazon, conecta empresas a usuários de aplicativos e plataformas online mediante assinatura paga, oferecendo comunicação digital confiável.
Segundo relatório da HG Insights, a AWS detém 30% do mercado global de infraestrutura em nuvem, atendendo a mais de quatro milhões de clientes. A companhia se define como “a nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo”.
A falha desta segunda-feira evidencia a dependência global de serviços em nuvem para o funcionamento de aplicativos e plataformas digitais, reforçando a importância de medidas rápidas para mitigar impactos em empresas e consumidores.
Lançado oficialmente em 2006, Amazon Web Services é um provedor de serviços online para websites ou aplicações cliente servidor baseado nas nuvens. A maioria destes serviços não é acessível pela internet, mas oferecem funcionalidades que outros desenvolvedores podem usar em suas aplicações.
*E mais – Tecnologia e Negócios