MESMO SE FOR CONDENADO, SUSPENSÃO DE BALILA POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR NÃO SERÁ IMEDIATA

Z•E•N

Conforme o M1OL já noticiou, um dos temas mais sensíveis da 38ª reunião ordinária da Câmara será o Processo de Resolução nº 09/2025, de autoria da Mesa Diretora, que trata da possível aplicação de penalidades disciplinares ao vereador Ricardo Antoni Rodrigues, o Balila, por quebra de decoro parlamentar.

A matéria será apreciada em “discussão e votação única” na noite desta terça-feira (18). Entretanto, no entanto, segundo apurou o M1OL, mesmo que a punição seja aprovada, ela não terá efeito imediato. 

A decisão do plenário será encaminhada de volta para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, que só deve se manifestar sobre o tema após o recesso parlamentar – ou seja, na segunda quinzena de fevereiro de 2026.

Se a penalidade for confirmada, aí sim Balila será afastado por 60 dias, período em que ficará impedido de receber seus proventos, utilizar diárias ou acessar seu gabinete.

Entre os vereadores, o rumor é que há um grupo que se opõe ao afastamento, alegando que a medida poderia ser interpretada como uma forma de censura, colocando em xeque o papel da Casa de Leis rangeliana em respeitar de forma democrática, mesmo não concordando, a opinião de cada um de seus pares.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar tem como Presidente a vereadora: Lisandra Patrícia Di Lara Ferreira Nunes Reis; Relator: Humberto Donizete Ferreira e Membros: Alcides Dornelas dos Santos, Marcos Remis dos Santos Filho e Nelio Humberto Souza Marques.

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!