PL SE APROXIMA DE SIMÕES E FORTALECE ARTICULAÇÃO PELA UNIDADE DA DIREITA EM MG

Z•E•N

O PL de Jair Bolsonaro intensificou as articulações com o vice-governador Mateus Simões (PSD), pré-candidato ao governo de Minas. A aproximação ganhou força nos últimos dias e colocou o pessedista no centro das negociações para unir a direita no estado.

O presidente do PL mineiro, Domingos Sávio, chegou a chamar Simões de “governador” em um evento na quinta (13). Já o deputado Nikolas Ferreira, antes cotado para liderar uma chapa ao Executivo, voltou a sinalizar alinhamento ao vice-governador. 

Na segunda (17), os dois anunciaram juntos uma emenda de R$ 1 milhão para a PMMG – mais um gesto de parceria após outras ações coordenadas no mês anterior.

Segundo aliados de Bolsonaro, o foco para 2026 é apoiar quem tiver real chance de vencer e chegar ao Palácio Tiradentes. A possibilidade de Nikolas encabeçar a chapa perdeu força: ele e lideranças do PL preferem compor, seja indicando o vice ou concorrendo ao Senado. Nesse cenário, o grupo de Simões saiu na frente.

Para o PSD, o apoio do PL é estratégico: a maior bancada da Câmara garante tempo de TV suficiente para expandir a exposição de Simões e apresentá-lo melhor ao eleitor mineiro.

Recentes pesquisas apontam que quem mais tem recall é o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), mas seu nome pode sofrer desgaste devido às investigações envolvendo Euclydes Pettersen, presidente estadual do partido e seu principal articulador.

Cleitinho, inclusive, tentou se reunir com Nikolas várias vezes, mas não obteve sucesso.

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!