Z•E•N
O ‘AirCar’ ou carro voador, veículo esportivo que se transforma em avião, deve chegar ao mercado em 2026 por cerca de US$ 800 mil (cerca de R$ 4 milhões).
O modelo foi desenvolvido pela empresa eslovaca Klein Vision e já recebeu certificação para operação na Europa.
A expectativa da fabricante é entregar as primeiras unidades aos clientes no próximo ano e permitir que ele seja conduzido com uma carteira de motorista comum.
Curso de formação de pilotos
No entanto, no Brasil, o cenário pode ser diferente. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já discute com fabricantes de veículos aéreos os critérios para formação de pilotos de eVTOLs e aeronaves semelhantes.
Segundo proposta publicada pelo órgão, será necessário ter pelo menos 18 anos, ensino médio completo, certificado médico aeronáutico de primeira classe e experiência recente em operações aéreas.
Embora o AirCar tenha características de um carro em solo, sua operação no espaço aéreo brasileiro poderá depender da criação de uma nova categoria de licença.
A Anac estuda adaptações específicas para veículos híbridos, mas não confirma que a carteira nacional de habilitação (CNH) seja suficiente para liberar o uso pleno do modelo no país.
Veículos híbridos
O AirCar se diferencia de outros “carros voadores”, como os eVTOLs, por se parecer de fato com um automóvel esportivo com asas, e não com drones ou aeronaves futuristas.
A discussão sobre o uso, regulamentação e segurança desses veículos segue em andamento, enquanto empresas avançam no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade aérea pessoal.
*Paranaíba Mais