Moradores do Triângulo e do Alto Paranaíba devem redobrar a atenção a partir desta sexta-feira (30). A previsão aponta a chegada de áreas de instabilidade que podem provocar tempestades intensas em curto período, com risco de alagamentos, queda de árvores, ventos fortes e transtornos urbanos em vários municípios.
O ciclone extratropical, que se forma próximo à costa do Sudeste, deve reforçar áreas de instabilidade que avançam em direção ao interior do país.
O alerta inclui diversas cidades da região, mas o risco é maior em Uberlândia, Araguari, Tupaciguara, Monte Carmelo, Patrocínio, Araxá, Uberaba, Frutal e Ituiutaba.
Orientações à população
Diante da previsão, a recomendação é evitar áreas sujeitas a alagamentos, redobrar a atenção durante rajadas de vento e não buscar abrigo sob árvores durante as tempestades. A população deve acompanhar os avisos emitidos por órgãos oficiais e pela Defesa Civil.
Embora rápidas, as tempestades previstas podem causar impactos significativos em poucos minutos. A orientação é manter a atenção redobrada e a prevenção.