Z•E•N
Na manhã desta sexta (05) a Prefeitura de Patrocínio e o secretário de Obras Thiago Malagoli foram informados que o MP arquivou o Inquérito Civil instaurado para apurar possíveis irregularidades praticadas pela Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria de Obras, na realização de podas e supressões em áreas verdes do Município.
A denúncia original, recebida pela Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais em 28 de julho de 2025, apontava para a execução de tais ações sem autorização ou de forma irregular, destacando supressões sem licença e podas drásticas nas principais avenidas e, especificamente, na antiga área da CASEMG, descrita como uma “enorme e antiga mata”.
Em síntese, a peça de arquivamento, de autoria do Promotor de Justiça Dr Breno Nascimento Pacheco, conclui que, após vistorias da Polícia Militar Ambiental, não foram encontradas provas de morte ou prejuízo aos animais citados.
Por isso, a promotoria entendeu que não havia elementos suficientes para sustentar a acusação e decidiu pelo arquivamento.
Já em relação à supressão irregular de árvores nativas em área urbana, o caso segue em apuração pela 5ª Promotoria de Justiça, responsável pela curadoria de Habitação e Urbanismo.
A própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente já havia aplicado multa de quase R$ 29 mil ao Município por corte sem autorização.