Z•E•N
Em recente evento da Associação Mineira de Municípios (AMM) que reuniu dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), reafirmou que seu irmão (e senador) Cleitinho (Republicanos) será candidato ao Governo de Minas nas eleições de 2026.
Durante sua fala, Gleidson também demonstrou apoio ao presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), sugerindo que ele poderia compor a chapa como vice do irmão.
Xadrez político
Pelos lados da Cidade Administrativa, em BH, o vice-governador Mateus Simões é o nome apontado como pré-candidato a sucessor de Romeu Zema, que já declarou apoio público a ele em eventos recentes.
Entretanto, no entanto, pesquisas indicam que Mateus ainda possui percentual baixo de intenção de votos, abrindo espaço para novas composições e alianças.
Mapa eleitoral alterado
Analistas políticos afirmam que o apoio declarado de Gleidson a Cleitinho e a possibilidade de Luís Eduardo Falcão como vice podem alterar o mapa eleitoral mineiro.
O anúncio trouxe impactos significativos no jogo político estadual, principalmente por devolver as regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, antes meros espectadores do teatro eleitoral, ao protagonismo político mineiro.
Esta possível/provável definição de alianças está sendo monitorada de perto por partidos, eleitores e especialistas em estratégia política e já gerou desconforto na Cidade Administrativa, em BH.