Segundo apurou o M1OL, o prefeito Gustavo Brasileiro teria se reunido recentemente com seu secretariado e foi direto ao ponto: quer o primeiro e o segundo escalões do governo engajados e alinhados no apoio aos candidatos a deputado federal e estadual respaldados por ele nas eleições de 4 de outubro.
Mais do que um gesto protocolar, o encontro teve tom estratégico e passou uma mensagem clara: é hora de transformar afinidade política em mobilização efetiva.
Para o prefeito, unidade interna significa força externa. Eleger ou fortalecer parlamentares aliados amplia a capacidade de interlocução do município em Brasília e na Assembleia, com reflexos diretos na liberação de recursos e no trânsito político institucional.
Base no Legislativo também será convocada
Mas o movimento não para no Executivo. Segundo fontes, Gustavo Brasileiro deverá levar o tema também à base aliada na Câmara Municipal. A intenção é evitar ruídos e alinhar o discurso dentro da Casa de Leis rangeliana, onde o clima eleitoral já começou há algum tempo.
Pelos corredores do poder Legislativo, é sabido que alguns vereadores da base já teriam articulado apoio a candidatos fora do eixo do governo municipal.
A reunião com a base, quando (e se) ocorrer, será mais que um encontro formal. Funcionará como termômetro de lealdade e teste de liderança. Afinal, em ano eleitoral, apoio não declarado vira dúvida – e dúvida, na política, é sintoma de doença grave.
No tabuleiro que se arma para outubro, o prefeito precisa pensar macro e organizar suas peças antes do início oficial da partida. Resta saber se todos jogarão no mesmo lado do campo – ou se haverá movimentações fora da estratégia combinada.