Z•E•N
A Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou oficialmente na tarde da última sexta-feira, 30 de maio, a programação do 2º Festival da Colheita do Café.
A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório Geraldo Campos e marcou o início da contagem regressiva para a grande festa, que será realizada de 20 a 22 de junho de 2025, na Praça da Matriz, em frente ao Museu Histórico Municipal.
O Festival é uma iniciativa conjunta da Rota do Café, Fundação Casa da Cultura de Patrocínio e Prefeitura Municipal, com patrocínio da CEMIG e apoio do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, e da deputada federal Greyce Elias.
A realização também conta com o suporte de diversas secretarias municipais e instituições locais.
Homenagem e programação
Mais do que um evento, o Festival da Colheita do Café é uma homenagem ao maior símbolo de Patrocínio: o café. Em três dias de intensa programação, a cidade vai se transformar em um verdadeiro palco de cultura, sabor, tradição e inovação.
Entre os destaques da edição 2025 estão os shows musicais, com apresentações das bandas Patroblues, The Fellas, Banda Mally, Misael Rodrigues Quarteto e muito mais;
Rodas de conversa e oficinas, incluindo o lançamento do livro “A Revolução do Café Brasileiro” e bate-papos com especialistas como Juliano Tarabal e Maurício Maciel;
Atividades infantis e culturais, como oficinas de mini chef, contação de histórias e apresentações lúdicas com personagens como Tio Pipoca e Tio Tubarão;
Feira de artesanato e gastronomia, com participação da FeirArte, UNAPP e uma variedade de produtos: quitandas, cafés especiais, vinhos, cachaças, doces artesanais e comidas típicas da região.
Rota do Café
E tem mais: a partir do dia 16 de junho, a Rota do Café entra em cena, oferecendo experiências únicas em fazendas da região. O público poderá participar de:
Visitas guiadas, colheitas participativas, cuppings e degustações; Vivências sensoriais com cafés exóticos e harmonizações gastronômicas; Ações ambientais, como o plantio de árvores do Cerrado e Workshops em cafeterias, propriedades rurais e espaços urbanos.
Tudo isso promovido por produtores, famílias e empreendedores que vivem o café com paixão — transformando tradição em legado.
O Festival da Colheita do Café é uma celebração da nossa história, do nosso presente e da força de um futuro que já vem sendo plantado.
Afinal, em Patrocínio, se planta trabalho, se colhe progresso… e se brinda com o melhor café do mundo!