Z•E•N
Com as dependências do Rotary Brumado dos Pavões completamente lotadas, o governo municipal lançou na noite desta segunda-feira (6/10) o Programa Valoriza Educa, um amplo conjunto de ações voltadas à valorização dos profissionais da educação patrocinense.
O lançamento contou ainda com apresentações do Conservatório Municipal de Música Dr. José Figueiredo e um ato simbólico de encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal, em regime de urgência.
Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Brasileiro apresentou as principais medidas do Programa Valoriza Educa, que tem como objetivo reconhecer o trabalho de todos os servidores da educação, garantir melhores condições de trabalho e fortalecer o ensino público municipal.
Entre as principais ações anunciadas estão:
Redução da carga horária de trabalho:
Serventes escolares, agentes de serviços escolares, secretários e pedagogos supervisores terão a jornada reduzida de 8 para 6 horas diárias.
Educadoras passam de 8 para 5h30 diárias.
Adequação de nível:
Professores P1 e da Educação Infantil passam do nível VIII para IX.
Secretários escolares do nível VIII para XI, atendendo meta do Plano Nacional da Educação (PNE).
Educadoras passam do nível VI para VIII, com incorporação da gratificação.
Redução da carga horária dos Professores P2:
De 18 para 16 aulas semanais.
Nivelamento dos regentes de aula:
Professores P1 e P2 passam a ser enquadrados como Professores de Educação Básica.
Licenças remuneradas para capacitação:
Afastamentos para cursos de Mestrado (2 anos) e Doutorado (4 anos), atendendo às metas do PNE e do Plano Municipal de Educação.
Regulamentação da promoção na carreira:
Medida aguardada há décadas pelos servidores da rede.
Reestruturação da Educação Especial:
Nenhum estudante ficará sem profissional de apoio.
Criação de 300 novas vagas de AAE – Agente de Apoio Escolar.
Gratificação especial:
Pagamento de R$ 1.000,00 no dia 15 de outubro para todos os trabalhadores da educação, incluindo professores, educadores, serventes, secretários, pedagogos supervisores, agentes de serviços, motoristas, monitores, auxiliares de serviços e nutricionistas.
O Valoriza Educa representa um avanço histórico na política educacional do município, reafirmando o compromisso do Governo Municipal em reconhecer o esforço de quem atua diariamente nas escolas e contribui para o desenvolvimento de Patrocínio por meio da educação.
*Com informações da SECOM PMP