Z•E•N
Morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira.
Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.
Nascido em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27) -, Moreira é um ícone da TV brasileira, ocupando a bancada do ‘Jornal Nacional’ por 26 anos, desde o dia da estreia do telejornal, em setembro de 1969.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes ao longo de 26 anos, tornando-se um dos símbolos do telejornal.
Em 1996, como consequência de uma reformulação do JN, os antigos apresentadores foram substituídos por jornalistas envolvidos na edição – William Bonner e Lillian Witte Fibe, na época.
Posteriormente, no ‘Jornal Nacional’, dedicou-se exclusivamente à leitura de editoriais e a apresentação de alguns quadros e reportagens especiais no ‘Fantástico’, como as revelações do mágico Mister M, onde criou seu mais famoso bordão: “Mister M, você é espada?”.