Após a conta de luz da Cemig passar por mudanças no layout – com a cor verde mais vibrante -, vídeos circulam nas redes sociais relacionando as alterações a um possível golpe.
Um alerta para reforçar que as modificações na fatura são reais foi feito nesta segunda-feira (26) pela própria estatal. Apesar disso, a precaução para não cair em fraudes permanece. Segundo a empresa, para se certificar de que o boleto de cobrança é o correto, é necessário verificar os dados bancários.
De acordo com a prestadora do serviço, o beneficiário para o pagamento será sempre “Cemig Distribuição S.A (cujo CNPJ é 06.981.180/0001-16)”. Caso o transação financeira seja feita por meio do PIX, é preciso confirmar se o bando é o Santander do Brasil S.A. (033).
Para quem ainda ficar em dúvida, a Cemig orienta: “o uso dos canais oficiais da companhia é a principal forma de evitar prejuízos financeiros”.
Atualmente, o débito da conta de luz pode ser verificado pelo WhatsApp da Cemig, no número (31) 3506-1160. Basta salvar o contato, enviar um “oi” e consultar eventuais pendências financeiras. As verificações também podem ser realizadas pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo telefone 116, disponível 24 horas por dia.
Segundo a estatal, há tentativas de fraude envolvendo boletos falsos, ligações de supostos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e código de pagamento fraudulento. “Por se tratar de um serviço essencial e recorrente, a conta de luz acaba sendo alvo frequente de estelionatários”, acrescenta a Cemig.
Segundo o analista de Proteção da Receita da companhia, João Dornelas, os golpistas costumam abordar clientes com bom histórico de pagamento, o que aumenta a chance de sucesso da fraude: “em caso de qualquer dúvida sobre a autenticidade da cobrança, o cliente deve interromper o pagamento e procurar imediatamente os canais oficiais da Cemig para verificar a situação”, orienta.
Caso haja indícios de golpe, a recomendação é registrar Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar (PM).
*Hoje em Dia