O prefeito Gustavo Brasileiro comemorou os dados oficiais divulgados pelo Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que apontam Patrocínio-MG com desempenho positivo na avaliação da gestão pública.
No índice geral, o município alcançou nota 64,42, ocupando a 821ª posição entre as 5.568 cidades avaliadas em todo o país.
Baseado em indicadores oficiais, o IGMA permite a comparação entre municípios, estados e regiões, funcionando como uma importante ferramenta de diagnóstico e planejamento da administração pública.
Entre os setores que contribuíram diretamente para o bom resultado está a mobilidade urbana, que apresentou avanço significativo no último ano.
O prefeito destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, sob a coordenação de Thiago Malagoli, com apoio do diretor de Cidades, Gabriel Fagundes.
Um dos principais pontos foi a redução de canteiros centrais em gargalos históricos do trânsito urbano, como as avenidas Rui Barbosa e Jacinto Barbosa, além da Avenida Faria Pereira, no sentido MG-230/Bairro Nações/Serra Negra.
As intervenções melhoraram o fluxo de veículos, reduziram congestionamentos e contribuíram para a diminuição de riscos de acidentes em áreas de grande movimento.
Para 2026, o projeto segue avançando. A partir de março, as ações chegam às avenidas Bálsamos e Cerejeiras, no bairro Morada Nova, à Avenida Odir Aleixo, no Enéias, e à conclusão de toda a Avenida Jacinto Barbosa.
O conjunto de intervenções integra o que a administração municipal vem chamando de o maior plano de mobilidade urbana já executado em Patrocínio e, pelo visto, com reflexos diretos nos números.