Z•E•N
O projeto de duplicação da BR-365 entre Patos de Minas e Patrocínio já está concluído, segundo confirmou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em documentos oficiais.
A execução, porém, ainda depende da obtenção do licenciamento ambiental exigido pelo Governo de Minas Gerais, informou o site Patos Hoje, que teve acesso a papelada.
De acordo com o DNIT, o projeto de engenharia prevê a duplicação de cerca de 70 quilômetros da rodovia, um trecho considerado estratégico para a segurança e o desenvolvimento econômico do Alto Paranaíba.
O órgão também informou que mantém tratativas com o Governo de Minas e sua Superintendência Regional sobre a possível transferência do trecho para o Estado, que estuda incluir a BR-365 na “Segunda Rodada do Programa de Concessões Rodoviárias de Minas Gerais”. A medida é semelhante à adotada no trecho entre Patrocínio e Uberlândia.
Apesar das negociações, o DNIT reforça que ainda não há decisão definitiva sobre a concessão. Assim, permanece em aberto se a duplicação será realizada com recursos federais ou por meio de uma parceria estadual.
A obra é uma das mais esperadas da região, que há anos cobra melhorias na principal ligação entre o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e o Norte de Minas, rota de intenso (e perigoso) tráfego de caminhões e veículos leves.