RANKING REVELA MELHORES E PIORES DEPUTADOS DO BRASIL; REGIÃO É DESTAQUE

Z•E•N

Com base no Ranking dos Políticos 2025, a Coluna Poder, assinada por Adelino Júnior (leia-se Regionalzão) apresentou um levantamento que promete colocar ainda mais fogo no criptante bastidor das Eleições de 2026.

Da lista, que avalia senadores e deputados federais em critérios como combate a privilégios, assiduidade, uso de verba pública e histórico judicial em todo país, a coluna pinçou a avaliação de parlamentares da região. 

Triângulo e alto Paranaíba em foco

Confira o Top Five do ranking na região:

Zé Vitor (PL) — Araguari: 8,77 — melhor de Minas;

Ana Paula Junqueira Leão (PP) — Uberlândia: 5,95 (17ª no Estado);

Weliton Prado (Solidariedade) — Uberlândia: 5,93 (19º no Estado);

Greyce Elias (Avante) – Patrocínio 5,16 (22ª no Estado)

Dandara (PT) — Uberlândia: 4,81 (25ª no Estado);

Veja a avaliação de cada um dos deputados clicando AQUI.

Como é feito o ranking

Criado em 2011, o Ranking dos Políticos afirma ser financiado por cidadãos, sem vínculo partidário. A metodologia atribui pontuação (0 a 10) a cada parlamentar a partir de quatro eixos principais: (1) assiduidade em sessões e votações; (2) qualidade legislativa — autoria/relatoria de propostas alinhadas a controle de gastos e transparência; (3) uso da verba pública e da cota parlamentar; (4) ficha judicial, com pesos negativos para condenações e processos relevantes. O resultado posiciona cada nome em rankings estadual e nacional.

Topo de Minas: quem se destaca

Entre os deputados federais de Minas Gerais, a liderança é de Zé Vitor (PL) — parlamentar do Triângulo — com nota 8,77. Na sequência aparecem Domingos Sávio (PL), com 8,66, e Lafayette de Andrada (Republicanos), com 8,62. Também bem colocados: Lincoln Portela, Junio Amaral e Nikolas Ferreira, todos acima de 8,5.

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!