Depois de dias de incerteza, confirmações, recuos e muita articulação nos bastidores, o Republicanos mudou de posição e autorizou o senador Cleitinho Azevedo a disputar o Governo de Minas nas eleições deste ano.
A decisão foi oficializada na noite desta sexta-feira (7/8) pelas executivas nacional e estadual da legenda. Segundo o partido, Cleitinho reconheceu os erros cometidos durante as negociações, pediu desculpas e assumiu o compromisso de manter a candidatura até o fim da disputa.
Pesou também na decisão a pressão de deputados e candidatos proporcionais do Republicanos em Minas, que defendiam uma candidatura própria ao Palácio Tiradentes. A direção nacional, comandada pelo deputado federal Marcos Pereira (SP), acabou cedendo à articulação mineira.
Com o sinal verde, a chapa será encabeçada por Cleitinho, tendo como vice o ex-prefeito de Patos de Minas Luís Eduardo Falcão. Os dois anunciaram oficialmente a composição na noite desta sexta, em uma praça de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, acompanhados de aliados.
O partido também levou em conta o desempenho de Cleitinho nas pesquisas eleitorais e as manifestações de apoio à sua candidatura em diferentes setores da sociedade mineira.
Outro ponto destacado na nota é que o senador informou que pretende bancar sua campanha sem utilizar recursos do Fundo Eleitoral destinados pelo Republicanos.
“O episódio está encerrado. O momento agora é de olhar para frente e trabalhar por Minas Gerais”, afirmou o Republicanos, ao concluir o comunicado assinado pelas executivas Nacional e Estadual de Minas Gerais.