Z•E•N
Thiago Malagoli, secretário municipal de Obras Públicas, cumpriu agenda no início da semana na cidade de Vitória/ES, onde foi visitar a fábrica brasileira de caminhões varredores – equipamentos que executam a limpeza de ruas.
Cumprindo determinação do prefeito Gustavo Brasileiro, o titular da SEMOP tem percorrido o país para avaliar o funcionamento, autonomia e custo operacional de todas as máquinas para a compra.
Extraoficialmente, sabe-se que o custo de cada caminhão gira em torno de 2 milhões de reais, por isso a necessidade de uma análise criteriosa quanto ao funcionamento do maquinário.
Para quem não sabe, o caminhão que faz a limpeza e coleta de lixo, possui um sistema que varre e suga as folhas e sujeiras do chão diretamente para a caçamba e depois o descarte.
A informação extraoficial obtida pelo M1OL é a de que os caminhões de limpeza vão percorrer somente as avenidas da cidade, com a varrição do restante das ruas sendo feita de forma manual.