Z•E•N
Segundo se comenta nos bastidores políticos rangelianos, o vereador Ricardo Balila estaria trabalhando para viabilizar sua candidatura a deputado federal por Patrocínio.
Filiado ao MDB, partido ligado ao ex-prefeito Deiró Marra, Balila obteve 947 nas Eleições 2024 – e é o único bastião (defensor/baluarte/representante) da oposição patrocinense na CMP.
Polêmico e controverso, o parlamentar patrocinense tem sido protagonista de diversos embates políticos com a quase unânime situação patrocinense na Casa de Leis.
E como a moeda sempre tem dois lados, se é visto como inconsequente por uma parte da população, por outro lado tem se notabilizado como defensor dos fracos, desprotegidos e perseguidos.
Além disso, a expectativa de uma possível cassação de seu mandato por “quebra de decoro parlamentar” tem dado a ele ainda mais visibilidade e musculatura político-eleitoral.
Analistas da política patrocinense avaliam que em qualquer dos dois cenários atualmente propostos na Câmara – seja como ‘sobrevivente’ ou como ‘vítima’ do processo político -, Balila sairia em vantagem perante o eleitorado, fortalecendo seu nome para 2026.
Além dos candidatos de outras plagas, Patrocínio tem hoje como candidatos genuinamente ‘da terra’ Maria Clara Marra, Níkolas Elias e Pedrinho Bom Negócio (estadual) e apenas Greyce Elias, como federal.