Z•E•N
Durante o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização sobre o respeito à pessoa idosa, a Polícia Civil de Minas Gerais reforçou ações de combate à violência.
Os dados mais recentes do Observatório de Segurança Pública revelam um aumento preocupante: nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 7.651 crimes contra pessoas com mais de 60 anos, o que equivale a duas denúncias por hora.
Esse número representa um crescimento de 73% em comparação ao mesmo período de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de Covid-19, quando foram registradas 4.416 ocorrências.
As principais denúncias envolvem estelionato (35%), furto (33%) e ameaças (8%).
Os registros mostram ainda que o início de 2025 foi o mais violento para os idosos nos últimos cinco anos, com média de 64 ocorrências por dia.
Para reforçar a proteção a esse público, a Polícia Civil tem promovido campanhas de conscientização e ações voltadas à prevenção e denúncia de abusos.
Na opinião de analistas em segurança, é preciso muito mais!