PLANETA POTENCIALMENTE HABITÁVEL É DESCOBERTO 40 ANOS-LUZ DA TERRA

By / Geral / Sábado, 25 Maio 2024 11:03

Z•E•N

Um estudo recente publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society revelou a descoberta de um novo exoplaneta, chamado Gliese 12 b, que pode ser habitável e semelhante à Terra.

Este exoplaneta está a uma distância de apenas 40 anos-luz da Terra e orbita uma estrela que é ‘semelhante’ ao nosso Sol. As informações são do TecMundo.

A principal evidência de que Gliese 12 b pode ser habitável é a sua distância em relação à estrela que orbita, uma região conhecida como zona habitável.

No entanto, os cientistas ainda não conseguiram coletar outras evidências que confirmem essa possibilidade, como a existência de uma atmosfera no exoplaneta.

A distância de um planeta em relação à sua estrela hospedeira é crucial para determinar a temperatura do planeta e, consequentemente, a possibilidade de existência de água líquida em sua superfície.

No entanto, o planeta precisa estar em uma região ideal; se estiver muito longe, será muito frio, mas se estiver muito perto, será muito quente.

O exoplaneta Gliese 12 b foi descoberto através de dados coletados pelos telescópios Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) e CHaracterizing ExOPlanet Satellite (CHEOPS).

O tamanho de Gliese 12 b é semelhante ao de Vênus e sua temperatura superficial é de aproximadamente 42 graus Celsius. Além disso, o exoplaneta completa uma órbita em torno de sua estrela hospedeira a cada 12,8 dias.

A descoberta de Gliese 12 b é notável não apenas por sua semelhança com a Terra, mas também porque a NASA afirma que existem apenas alguns corpos celestes que poderiam ser habitáveis. Portanto, Gliese 12 b merece ser estudado em detalhes.

Os cientistas planejam continuar seus estudos para determinar se o exoplaneta é realmente habitável.

A descoberta de uma atmosfera na superfície de Gliese 12 b pode ser a chave para responder a essa questão. (TBN)

Author

ZÉ ELOI NETO

Please publish modules in offcanvas position.