NOITE DE CONSCIENTIZAÇÃO MARCA A CAMPANHA ‘AGOSTO LILÁS’ NA CÂMARA DE PATROCÍNIO

Nesta última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Patrocínio e a Escola do Legislativo Paulo Sérgio de Morais, em parceria com a Policia Civil, Policia Militar, Kalungar, Creas, vereador Leandro Caixeta e o Presidente da Câmara Níkolas Elias, realizaram o “Agosto Lilás, uma campanha estabelecida pelo governo federal que transforma o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.

Sendo que a escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. 

A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.” DISQUE 180.

O plenário foi composto pelos vereadores Adriana de Paula, Alcides Dornelas, Emerson Caixeta e Raquel Rezende e o lugar de honra no evento “Agosto Lilás” foi agraciado pela presença da Sra. Ana Valéria Rezende Cunha, Secretária Municipal de Cultura e Turismo do Município de Patrocínio, da Sra. Adriana de Souza Marques, Secretária Municipal de Educação do Município de Patrocínio, da Secretária Municipal De Saúde, da Sra. Luciana Rocha Nunes Nogueira e da Sra. Marilene Aparecida de Freitas Pires, Secretária Municipal de Assistência Social do Município de Patrocínio.

A mesa nobre foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Níkolas Elias, pelo Prefeito Municipal, Dr. Gustavo Brasileiro, pela Sra. Marta Elias, representando sua filha, a Deputada Federal patrocinense Greyce Elias, pela Primeira Dama do Município De Patrocínio, a Dra. Gabriela Guimarães Brasileiro, pelo Vice-Presidente Da Câmara Municipal Vereador Leandro Caixeta e pelo 1º Tenente Samuel Marques Gomes representando, na ocasião, o 46º Batalhão de Polícia Militar.

O momento contou com uma linda apresentação da cantora Tuca, professora e proprietária da Escola Tuca de Música e de sua aluna Isabelly, e com a palestra “Não deixe chegar ao fim da linha” realizada pela Soldado Ana Caroline Busarello Neves, pelo 3° Sargento Ítalo Souza Pereira e pelo 1º Tenente Samuel Marques Gomes – Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, que acolhe e orienta vítimas da violência com a finalidade de uma sociedade mais segura, justa e livre da violência doméstica.

Ademais, houve a entrega da homenagem à senhora Marta Elias, representando a Sra. Greyce Elias, seguida da apresentação do vídeo da deputada que foi autora da Lei 14.188/2021, que surgiu a partir do projeto, que estabelece o programa de cooperação “Sinal Vermelho” como uma ferramenta para que mulheres em situação de violência possam pedir ajuda de forma discreta, mostrando um “X” vermelho na mão em estabelecimentos parceiros, que então acionarão as autoridades. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em junho deste ano e pelo Senado em julho.

Na sequência ocorreu a homenagem às pessoas que agregam ao tema e que de certa forma levam acolhida e orientações as mulheres vítimas de violência doméstica: Ana Caroline Busarello Neves, Andressa Sophia Faria Reis, Beatriz Nunes Silveira, Bianca Nunes Leão, Bianca Soares de Oliveira Gonçalves, Élida da Silva Amparo, Gabriela Guimarães Brasileiro, Isabela Lourenço de Oliveira, Ítalo Souza Pereira, Julia Maria da Silva, Karen Luiza dos Reis Pena, Karoline Wellen De Carvalho, Kenya Patrícia Souza Rosa Silva, Laila Lidiane da Costa Galvão, Laís Lídia Morais Dornelas, Lara Caetano da Silva, Leidmar Elias de Carvalho, Letícia Pereira Barra, Lílian Lucas Claudino Santos, Luanara Marysol Seraine Rodrigues, Maria Paula da Fonseca Cunha, Melissa Paula da Conceição Vasconcellos, Pâmela Peres Dias, Patrícia Amaral de Oliveira, Priscylla Raissa Santos Lopes, Renata de Souza Borges, Revalina Aparecida da Silva, Samuel Marques Gomes, Verônica Cristina Tinoco e Vitória Hermínia de Castro e Carlos.

Também foi concedida, no ensejo, a homenagem ao Prefeito Municipal de Patrocínio, Gustavo Tambelini Brasileiro, que em meio a ações de engajamento como é a campanha “Agosto Lilás” também tem trago ações de inclusão por meio do ensino braile, via Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Patrocínio (APAD) e apoio à implantação do Centro de Referência para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRTEA).

O evento foi marcante e finalizado com um registro fotográfico, mas as ações precisam ser contínuas durante os 365 dias do ano, para que qualquer mulher possa se sentir segura, protegida e amada porque em sabedoria sempre existe um som que ecoa “(…) Mas é preciso ter sonho sempre Quem traz na pele essa marca possui A estranha mania de ter fé na vida.” (Fernando Brant/Milton Nascimento)

 *Diretoria de Gestão da Câmara Municipal de Patrocínio

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!