ANEEL ANUNCIA CONTA DE LUZ MAIS CARA PARA O MÊS DE MAIO

Z•E•N

A conta de luz dos brasileiros ficará mais cara a partir de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), a aplicação da bandeira tarifária amarela. 

A medida implica em um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.

O novo patamar tarifário interrompe uma sequência de cinco meses de bandeira verde — período em que não há cobrança adicional nas faturas.

De dezembro de 2024 a abril de 2025, o volume de chuvas foi suficiente para manter os reservatórios das hidrelétricas em níveis confortáveis e afastar a necessidade de tarifas extras.

Segundo a Aneel, a mudança ocorre por conta da transição do período chuvoso para o seco, que provocou uma redução significativa nas chuvas e nas vazões dos principais reservatórios do país. 

As previsões meteorológicas para os próximos meses indicam precipitações abaixo da média, o que compromete a geração de energia hidrelétrica.

O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel utiliza as cores verde, amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2 para indicar as condições de geração de energia no país. 

Quando as hidrelétricas produzem menos, é preciso recorrer às usinas termelétricas, mais custosas.

Nessas situações, as bandeiras com acréscimos são acionadas para cobrir os custos adicionais.

*Estadão

Fique por dentro das notícias!

Receba as principais notícias do dia diretamente no seu WhatsApp. Informação rápida, confiável e em primeira mão!