Folheando os capítulos do esporte em nosso município pelas páginas da Gazeta de Patrocínio, percebe-se que a tradicional “Corrida da Fogueira” atravessou décadas e marcou gerações, consolidando-se como um dos eventos esportivos mais emblemáticos da história patrocinense.
A primeira edição da ‘Corrida da Fogueira’ aconteceu em 24 de junho de 1947, há 79 anos. O evento foi promovido pelo Vitória Esporte Clube, entidade de grande destaque no futebol local durante a década de 1940 e responsável por incentivar importantes iniciativas esportivas da época.
Naquele período, a Prefeitura de Patrocínio era administrada pelo produtor rural Péricles Borges de Paiva, que ofereceu total apoio da administração municipal para a realização da corrida.

A comissão organizadora foi formada da seguinte maneira:
Convites e propaganda: Custódio Matias Filho, Paulo Alves Dias e José Jacinto Campos;
Esportes: Nonato Matias Jr., João Alves da Silva e Décio Ferreira Murce;
Comércio e fogueira: Petrônio Alves e Valdemar Barbosa de Oliveira.
Os atletas interessados em participar da Corrida da Fogueira tiveram até o dia 21 de junho daquele ano para realizar suas inscrições, devendo procurar o senhor Petrônio Alves Dias. Os treinamentos começaram no dia 18, às 21 horas.
Um fato curioso que marcou a organização da primeira edição foi a colaboração do Cine Rosário, que cedeu o microfone utilizado na divulgação do evento. Além disso, na véspera da corrida, os organizadores e inscritos receberam ingressos para assistir à exibição do filme ‘Gaivota Negra’.
Na edição de 29 de junho de 1947, a primeira página da Gazeta de Patrocínio trouxe a cobertura completa dos acontecimentos da corrida realizada no dia 24 de junho, eternizando nas páginas do jornal o nascimento de uma tradição que permanece viva na memória esportiva de Patrocínio.

“Com o mais inusitado entusiasmo e perante enorme multidão, realizou-se nesta cidade, na noite do dia 24 deste, a primeira Corrida da Fogueira em Patrocínio, promovida pela destemida organização desportiva Vitória Esporte Clube com o apoio oficial da Prefeitura Municipal.
Solenidade marcada para às 21 horas, desde às 19, já era grande a afluência do povo àquela festa, à Praça Honorato Borges. Às 20 horas, a Corporação Musical «José Carlos» deu início à solenidade com a execução de uma das peças musicais de seu vasto repertório, seguindo-se-lhe outras peças que foram dedicadas às senhoritas Marlêta Machado, Marta Elói, Dária Amaral, Líria Lassi e à Diretoria do Vitória E. C.
Em seguida, com a presença dos senhores: Péricles Borges de Paiva, prefeito municipal; Tte. Manoel Amorim, diretor do T. G. 145; Dr. Michel Wadhy, chefe do Posto de Higiene local; Dr. Altamiro Amaral, orador oficial do V. E. C.; Sebastião Elói, diretor da “Gazeta de Patrocínio”; Elias Alves da Cunha, representante do “Aero-Clube de Patrocínio”; Custódio Matias Filho, presidente da Comissão Organizadora da Corrida da Fogueira; demais membros e as madrinhas da corrida, senhoritas Cória Cockell Corrêa, Marlêta Machado, Teodora Ribeiro, Líria Lassi, Dalva Queirós e Idalice Mendes, iniciou-se, sob os aplausos da assistência presente, a grande disputa desportiva, presentes que eram a isso 21 competidores, representantes do Vitória E.C., Tiro de Guerra, Aero Clube, Ginásio D. Lustosa e Cine-Rosário.
Os vencedores dessa difícil prova, num extensão de 5.100 metros, em 3 voltas, percorreram o seguinte trajeto: Saída em frente ao Cine-Rosário, Rua Governador Valadares, rumo à Praça Matriz, Rua Presidente Vargas até à Praça de Santa Luzia, passando em frente ao Hotel Avenida e voltando pela Rua Governador Valadares até ao ponto de partida, em frente ao Cine-Rosário.
Os vencedores foram os seguintes: Floriano Alves (TG) com 18 minutos e 44 segundos; Osmar de Oliveira (TG) com 18,47; Sebastião Carlos (TG) com 19,16; Antonio Benedito (TG) com 19,45 e Décio Ferreira da Silva (Ginásio) com 19,48.
A Comissão Apuradora estava composta dos senhores: Dr. Gentil Murce, Edgard Alves da Silva, Sgt. João Araújo e Silva, João Juca Junior e José Emídio Silva.
Discursaram ao ensejo do ato o Sr. Dr. Altamiro Amaral, saudando as autoridades, corredores e madrinhas da corrida e a senhorita Cória Cockell Corrêa, em nome das madrinhas referidas, que entregou um lindo “bouquet” de flores ao primeiro classificado, atirador Floriano Alves.
Devido ao mau tempo que se fazia então, a entrega solene dos prêmios que, por isso mesmo, não pôde ser efetuada ali, foi feita nos luxuosos salões do “Clube Itamaraty”, tendo falado, a esse ensejo, o Sr. Sebastião Elói; o Sr. Péricles de Paiva, prefeito Municipal – congratulando-se com os vencedores, fez a entrega de um lindo relógio de pulso “Tissot” como primeiro prêmio oferecido pela Municipalidade ao atirador Floriano Alves; o Tte. Manoel Amorim entregou o segundo prêmio, constante de um cheque no valor de Cr$ 300,00 ao atirador Osmar de Oliveira; o Dr. Michel Wadhy, o terceiro prêmio de um cheque de Cr$ 150,00 ao atirador Osmar Alves Sebastião Carlos; a senhorita Liria Lassi, o quarto prêmio no valor de Cr$ 50,00 que coube ao atirador Antonio Benedito e o Sr. Sebastião Elói, o quinto prêmio que foi dado ao jovem estudante Décio Ferreira da Silva, no valor de Cr$ 30,00.
O atirador Francisco Machado dos Reis, por sua ótima classificação na corrida, mereceu, como prêmio ao mérito, um cheque no valor de Cr$ 50,00 que, para isso, fora instituído pela Diretoria do Tiro de Guerra.
Usou da palavra, encerrando aquela solenidade, o Sargento-instrutor do referido Tiro, Sr. Antídio dos Reis Cortês, que agradeceu as demonstrações de carinho e simpatia de que as autoridades e o povo estimularam a unidade que ele comanda, nessa sensacional competição esportiva que emocionou a nossa terra.
O ateamento da fogueira foi feito depois de terminada a corrida com uma chuva de fogos de vistas, constituindo um espetáculo verdadeiramente deslumbrante.”

Em 2027 a tradicional Corrida da Fogueira completará 80 anos!
**Pesquisa histórica e imagens: Marelízio Alves Cortes – algumas fotografias originais foram recuperadas com auxílio de IA